18.1.16

Blue monday

O que é um bear market se não uma situação em que se instala a deflação no preço das ações?

Os que estão de fora a ver os preços a fazer voo picado, na tensão de deitar a mão aos saldos, mantêm-se na fé de que é possível apanhar o produto mais em conta no dia seguinte, nem que para isso tenham de abdicar dos ressaltos pontuais que sempre existirão! Quem entra para apanhar supostos bons negócios fá-lo tolhido de medo e, se a coisa arreia nem que seja um tico, vende não vá cair na enxurrada. E quem está dentro desde lá de cima, anda tão partido que só pensa em ver-se livre dos trambolhos e fugir para um sítio longe, onde possa calmamente lamber as feridas: se houver um ressalto, por minúsculo que seja, tira esse peso de cima!

É este cocktail que faz um ursalhão: uma deflação arreigada que leva a um adiar das compras e faz com que seja fácil chegar à conclusão de que mais vale vender filado em compras mais apropriadas! E o pior deste ambiente depressivo é que ele vem não se sabe de onde nem porquê, mas depois de instalado, todos os motivos são ótimos para vender e quem se apresta a comprar corre sérios riscos de fazer figura de urso (daí o mercado urso - bear market!*).

Se lerem o que temos vindo a dizer de há semanas a esta parte, em especial aqui, verão que estávamos na disposição de deitar uma mão (todas as ajudas contam) cá em baixo na base do nosso canalito, mas o PSI20 nem nos deu hipótese na aproximação aos 4900, tal foi a rapidez com que levou knock-out! Hoje, blue monday, o dia mais deprimente do ano segundo os especialistas, limitou-se a confirmar que se esbardalhou todo e só com um milagre muito grande se poderá salvar:


Tugas banzados com o milagre do Sol

E de que milagre poderemos estar a falar?

Diríamos que o PSI, mais do que estar a levar porrada por causa de os manda-chuva se terem amotinado em resposta ao confisco dos milhões que empataram no banco salgado, estará a antecipar a entrada em bear market dos principais mercados mundiais (os artolas da Blackrock, tão inteligentes que enfiaram milhões no BCP a 12 cêntimos, deram pela falta do graveto e acagaçaram-se a tal ponto que começaram a mandar postas a ver se alguém se junta a eles solidário no medo; não vêem os estafermos que, sendo verdade que o BCP está a lerpar como gente grande este ano (novidade?!), não deixa de também ser certo que, por exemplo, o BNP Paribas francês também cai na casa dos 15%). 

Nessa linha de raciocínio, e voltando ao nosso artigo DATAC, somos em crer que a quebra dos 9400 no DAX e dos 1870 no S&P serão a confirmação de que o mercado urso é real! E é isso que o PSI antecipa como costuma fazer: nisto o mastonço não tem problema nenhum em ir à frente! Se os alemães e, acima de tudo, os ianques ampararem nos respetivos valores, coisa de que duvido muito seriamente, há uma nesga de hipótese de isto tudo não ter passado de um pesadelo, mas se os outros avinagrarem, não vai ser fácil encontrar motivos para sorrir com compras no nosso mercadito. 

Em todo o caso, há um aspeto que convém frisar: o PSI20 está a 1% de queda do mínimo de 2015, feito no dia 7 de janeiro, e é possível que haja motivos para um ressalto de curto prazo, quiçá amanhã, se os guias dos mercados internacionais não quebrarem os valores que mencionamos. Nesse caso, o bear market pode ser confirmado com uma recusa de passagem para cima dos 4900, mas há uma subida de 5% até lá que pode ser tentadora para quem tem seguido os nossos bitaites e continua a ver da bancada! A sobrevenda flagrante do índice (vejam o RSI) e o facto de se começar a ver muita gente cheia de medo (mil perdões!) são outros dois aspetos que poderão ajudar a um rebote. Seja como for, até prova em contrário e enquanto estiver abaixo dos 4900 pontos, nós não podíamos estar mais ursos e ninguém nos tira a ideia de que a sensatez manda ser contido!


* Não é este o motivo real do nome e algures no blogue (ou mais fácil, na web), encontrarão a verdadeira explicação!

Sem comentários:

Enviar um comentário