11.6.17

Os nossos cavalinhos

Há pouco mais de uma semana estávamos todos pinocas a contar com o breakout do PSI20 rumo ao mais extraordinário bull market da história mas, pese embora os nossos cavalinhos não terem feito triste figura e andarem a puxar pela carroça na direção correta, a verdade é que não está fácil que o camponês se decida a dar essa alegria ao povo! Na prática continua a marinar e sendo correto afirmar que quanto mais marine maior vai ser o tiro quando o desiderato chegar, também não deixa de ser certo que só os pacientes e os menos medricas têm o arcaboiço necessário para aguentar este biscate. Esses e os entalados que restam dos anos ursos, bem entendido!


Na sexta-feira os americanos ensaiaram um selloff que chegou a ser feio como a noite dos trovões, ainda que a coisa se tenha desanuviado um pouco na última hora. No que diz respeito ao NASDAQ foi mesmo a maior queda em mais de um ano, mas é bom lembrar que desde novembro foram mais de 20% de galope quase sem respirar. Seja como for, será um ótimo teste à têmpera do nosso projeto de bull market no PSI20 saber até que ponto permaneceremos perto da resistência se houver uma correção mais viva. Se isso acontecer ou se rompermos para cima será mesmo bom sinal; se avinagrar é preciso ver se a EMA21 (linha amarela) continua a segurar as correções como tem feito até aqui!


Quanto aos papeis em concreto, há bocado falamos nos nossos cavalinhos e temos a certeza de que estais desertos para que vos recorde de que se trata. Pois bem, de última vez que vimos estavam a descansar na cavalariça, não lhes vá dar na cabeça e começar a correr para baixo, três fêveras cujos gráficos pomos em seguida, apenas por uma questão didática: 




Nas duas primeiras estamos porque, como já dissemos várias vezes, gostamos do aspeto fundamental do negócio, ao passo que a Teixeira não nos agrada nada em termos de fundamentais, mas estávamos lá quando quebrou aquela linha verde e não conseguimos resistir a dar uma dentada! Curiosamente, todas três estão em resistências pelo que não será de admirar que corrijam nas próximas sessões, facto a que, obviamente, estaremos atentos.

Porque falamos da Teixeira postamos também, a pedido de várias famílias preocupadas, o gráfico da Mota que labora no mesmo ramo, mas que não tem estado tão bem. Em nossa opinião, já toda a gente percebeu que o petróleo vai capotar larguete e estão-se a preparar para mais uma ronda de pagamentos em atraso em Angola e congéneres. Ou isso, ou coisa do género que os curtos andam a ver e nós ainda não. Eu não gosto nada de me pôr por debaixo de facas a cair e a digo-vos que a forma e o volume das quedas recentes não augura nada de bom. Seja como for, o nosso gráfico anda assim:



Sem comentários:

Enviar um comentário