7.5.17

PSI 20 (ponto da situação)

Se estavam a pensar só entrar nos mercados depois das eleições francesas e de confirmada a vitória do Macron, feitos finos a jogar pelo seguro, pois bem levaram com a trepa do costume e aposto que estais derretidos pela gosma (não por terdes a triste sorte de serdes portistas ou sportinguistas) mas porque o mercado andou a dar pataco toda a semana e vocês a ver! Aqueles que são frequentadores desta casa há tempo suficiente já sabem que é um erro de palmatória achar que o mercado só paga depois do facto consumado. O mercado é o contrário do Zé Povinho e, quando quer pagar, paga adiantado e muito porque há sempre quem os tenha no sítio e não esteja com preciosismos (como saber se as boas notícias se confirmam) para decidir por o cacau a florescer! 

O problema é que agora aqueles de vós que tendes alguma noção de como estas coisas verdadeiramente funcionam estais a deitar contas à vida e a calcular se amanhã vai ser de entrar na euforia ou se mais lá para a tardinha vai haver sell on the news ou uma bodega semelhante e ides fazer figura de cavalgadura e ficar com as que os finórios estiverem para largar! 


Felizmente existe o N€B e é não só possível, como inclusive pode ter algum grau de probabilidade, que a resposta para o vosso dilema esteja nas próximas linhas. 

Para falar curto e grosso sell on the news acho que é o tanas porque a ninguém cabe na cabeça que ao PSI lhe desse para subir tão contumaz só porque se sentiu aliviado com as sondagens francesas! Logicamente não foi nada disso, ainda que meio mundo andasse meio escarmenta e a pensar que podia haver um terceiro balázio na racionalidade depois do brexit e da comédia americana. O nosso bichinho subiu pura e simplesmente porque deu mais do que sinais de compra, que foram sendo sucessivamente confirmados, e se há coisa que esta gente com que nós andamos metidos nos mercados não perdoa é esse tipo de sinalética. Sendo para avançar, vai-se com tudo, que a vida são dois dias e viver não sai barato. Neste momento, parece mais ou menos evidente que já há investidores internacionais de regresso à bolsa e não há melhor turbo para a ganância do que quebras de resistências e subidas consecutivas! Mas a coisa ainda pode ficar melhor!

Para contextualizar o nosso raciocínio recomendamos que vão aqui, ao texto que escrevemos na ressaca da 1ª volta das eleições francesas. Temos o índice às portas da nossa fronteira para bull market (linha verde grossa).


Em nossa opinião, a zona dos 5300 pontos é importante e podemos ver no gráfico que sempre que foi quebrada, ou para cima ou para baixo, seguiram-se movimentos bastante violentos. Em dezembro de 2015, a resistência foi testada com insucesso e seguiu-se uma queda brutal que chegou a atingir 20%, mas antes, em fevereiro, a quebra em alta teve como efeito uma galopada de 20% em menos de 2 meses. Desta vez, é bem provável que tudo se passe de maneira diferente, mas depois de um ano abaixo deste valor, é legítimo pensar que o PSI20 está novamente pronto para levar uma forte marrada do boi e não se deixem impressionar pelos 12% que já valoriza este ano!


Para não sermos acusados de euforia irracional, éramos indivíduos para assinalar que a situação ideal seria um marinanço entre os 5300 e os 5500 ou, ainda melhor, uma correção até aos 5000-5100 pontos. Isso seria ótimo porque iria arrefecer indicadores ao mesmo tempo que criava condições para que dentro de algumas semanas nos abalançássemos a voos bem mais altos.

É importante, porém, referir que a partir do momento em que o mercado saiu de bear market devemos imediatamente mudar o chip e começar a pensar não em termos de resistências mas sim de suportes, pelo que é possível que o PSI20 passe já esta zona, vá mais acima e depois a venha testar como suporte. 

É que depois de toda a cavalgada das últimas semanas, toda aquela história de afundanços e de esta bolsa não vale nada e não meto nem mais um tostão nesta caca e isto está bom é para tansos que só sabem derreter cacau, já começou a ser substituída, pelo menos na mente dos mais clarividentes, pela história de esta é uma bolsa que está perto de mínimos quando tudo o resto está em máximos ou aqui está uma bolsa de uma economia toda parida, mas a verdade é que é a bolsa que faz a economia e não o contrário pelo que não interessa nada se há fundamentais ou não - se a bolsa sobe eu devo entrar porque daqui por 6 meses vão surgir os tais fundamentais. Já há muitos que deixaram o discurso de o BCP vai falir, a Sonae Indústria é uma merda, a Sonae está cheia de concorrência, os CTT com o banco vão com os cucos, a Mota quilhou-se toda em Angola, etc., etc., e passaram a pensar diabos me carreguem se estas empresas não vão dar bom dinheiro no futuro (mesmo que isso não seja nada verdade: who cares!). Chama-se a isto mudança e quem não muda... fica pobre!


Demais a mais, amigos, é evidente que aqui falamos cedo de mais, mas ninguém nos tira de ideia que falamos com acerto e para quem acha que isto vai lá para cima comó caralho as contas são fáceis de fazer! 

A semana promete: Papa na sexta, Benfica campeão no sábado e mercados mundiais a bater máximos históricos! Se não houver nenhum estraga fodas, estarão, portanto, reunidas as condições para ficarmos de bem com a vida!



Sem comentários:

Enviar um comentário