29.11.16

Sonae

Não tem havido muito para dizer e, por isso, mantemo-nos calados que sempre erramos menos vezes. Ao PSI20 agora deu-lhe para estacionar naquele chove não molha e temos estado basicamente à espera do momento em que trumpismo cá chega e isto levanta voo rumo ao céu! 

Enquanto isso não acontece, e como quietos não conseguimos estar, temos andado entretidos com a única cotada que vai valendo a pena neste momento. Refimo-nos, evidentemente, à Sonae que deixou para trás há algum tempo os 75 cêntimos que, como dissemos aqui, eram o nosso marcador de investimento no médio prazo. São agora o suporte para que estamos a olhar e, ao mesmo tempo, um maravilhoso ponto de entrada se lá for!

A nossa tese na Sonae é que o mercado se deu finalmente conta de que a empresa está barata! Durante muito tempo, andamos a pregar justamente isso e chegamos a dizer que a Jerónimo Martins, por comparação, nos parecia cara. O mercado, que faz o que lhe dá na real gana, baldou-se e a JMT continuou a valorizar enquanto que a Sonae chegou a estar no pelotão da frente das que mais caíam no ano (chegou a estar a cair 40% para um malho atual de 24%)! 

Quem anda neste modo de vida há tempo suficiente sabe que os mercados passam da distração completa à fúria mais desenfreada em menos de um fósforo, bastando para isso que sejam espoletados determinados sinais, muitas vezes de natureza técnica. Daí, justamente, a importância da análise de gráficos. A quebra dos 75 cêntimos, e o facto de não ter sido autorizada uma ida abaixo ao fim de todo este tempo, pode ter começado a colocar a Sonae demasiado sob a luz dos holofotes para que o facto de ser uma empresa barata passar despercebido ao mercado! E barata é ela, hoje ainda mais do que no início do ano. Estamos a falar de uma empresa que pode lucrar perto de 200 milhões no final do ano e está a valer menos de 1600 M€ (a JMT vale para cima de 5 vezes mais)! 

Do ponto de vista técnico, está ali nos 81 cêntimos a média móvel dos 200 dias que travou a subida em março e deu origem ao terrível movimento descendente anual. Em termos de resistências, é evidente a zona dos 88 e pode ser um bico de obra quebrá-la se o PSI20 entretanto não animar. Atenção à situação de sobrecompra no curto prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário